Saiba a maneira correta de escovar os dentes
Para evitar o desenvolvimento de cáries e da placa bacteriana nos dentes é fundamental escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser sempre antes de dormir, pois durante a noite há maior chance das bactérias se acumularem na boca.
Para a escovação dos dentes ser eficaz deve-se usar pasta com flúor desde o nascimento dos primeiros dentes e mantida ao longo da vida, para se manter os dentes fortes e resistentes, evitando o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais como cárie e gengivite, que causam dor e dificuldade em comer, por exemplo.
Como escovar os dentes corretamente
Para manter os dentes e gengiva limpos e saudáveis:
- Colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica;
- Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.
- Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;
- Cuspir o excesso de pasta de dente;
Bochechar um pouco de enxaguante bucal, para finalizar, como Cepacol ou Listerine, por exemplo, para desinfetar a boca e eliminar o mau hálito, pode ser um bom hábiro para manter uma boa higiene bucal.
A pasta de dentes deve conter flúor na sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm, informação que está registrada no rótulo da embalagem da pasta de dentes, com o nome fluoreto de sódio e pode ser comprada no supermercado, drogaria ou farmácia, não precisando ser uma marca específica ou cara.
A quantidade de pasta ideal para usar é de cerca de 1 cm para adultos, e o que corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho ou ao tamanho de uma ervilha, no caso de crianças. Veja mais dicas sobre como escolher a melhor pasta de dentes para adultos e crianças.
Para evitar o desenvolvimento de cáries, além de escovar os dentes corretamente é importante evitar comer alimentos ricos em açúcar, principalmente antes de ir dormir. No entanto, outros alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e manchas, como café ou frutas ácidas, por exemplo.
Além disso, também é importante beber água ao longo do dia para manter a saliva na boca que ajuda a eliminar bactérias de forma natural e evitar fumar. Para evitar o surgimento de cáries conheça mais alimentos que prejudicam os dentes.
Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico
Para escovar os dentes com aparelho ortodôntico, deve-se usar uma escova comum, e iniciar com movimentos circulares entre a gengiva e a parte de cima dos brackets, com a escova a 45º, removendo a sujeira e placas bacterianas que podem estar nesta região.
Em seguida, o movimento deve ser repetido na parte de baixo dos brackets, também com a escova a 45º, removendo também a placa neste local. Em seguida, o procedimento na parte interna e de cima dos dentes é igual ao explicado no passo-a-passo.
A escova interdental pode ser usada para alcançar locais de difícil acesso e para limpar as partes laterais dos brackets, pois tem uma ponta mais fina com cerdas e, por isso, é muito útil para quem usa aparelhos ou para quem tem próteses.
Como manter a higiene da escova de dentes
Para manter a higiene da escova de dentes ela não deve ser compartilhada com outros para diminuir o risco de desenvolver cáries e outras infecções na boca, devendo ser guardada num local seco, com os as cerdas viradas para cima protegida com uma tampinha.
A escova de dentes pode ser manual ou elétrica e deve ter cerdas finas e macias para não machucar as gengivas e causar sangramento.
Quando as cerdas da escova começam a ficar tortas deve-se substituir a escova por uma nova, que ocorre normalmente de 3 em 3 meses. Também é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para reduzir o risco de ter uma nova infecção.
Quando ir no dentista
Para manter a boca saudável e sem cáries deve-se ir no dentista pelo menos 2 vezes por ano ao ano para avaliar a boca e detectar precocemente problemas dentários, ou de acordo com a indicação do seu dentista.
Além disso, outros sintomas que indicam necessidade de ir no médico incluem sangramento e dor nas gengivas, mau hálito constante, manchas nos dentes que não saem com a escovação ou mesmo sensibilidade nos dentes e gengivas ao comer alimentos frios, quentes ou duros.
As cáries são a principal causa de dor e inflamação, por isso veja o que fazer em caso de dor de dente.